quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Árvore de natal é construida com 7.000 garrafas pet

Árvore de Natal é construída com 7 mil garrafas pet

Thamia Tavares
Sete mil garrafas pet foram aproveitadas na construção da maior árvore já feita com garrafas plásticas no Maranhão. A estrutura de 11 metros de altura foi instalada na Praça da Ressurreição-Anjo Da Guarda em 12 de dezembro e levou onze dias para conclusão.O projeto foi idealizado por membros do Instituto Maranhense de apoio a Cidadania e Meio Ambiente (Imacima). “Em 2007 construímos uma árvore de 10m em Alcântara, em 2009 batemos o nosso próprio recorde”, relembrou o presidente do Imacima, Weberth Silva.

O objetivo do projeto, de acordo com o presidente do é “promover a conscientização ambiental nas comunidades” no entanto, por conta da falta de recursos, a área de abrangência ficou restrita ao bairro (Anjo da Guarda) onde moram os idealizadores. “Nossa pretensão era construir a árvore onde ela tivesse maior visibilidade, como o Centro da cidade ou Aterro do Bacanga, mas a Semur não autorizou” A solicitação para a edificação da árvore na praça foi feita ao Conselho Cultural das Praças do Anjo da Guarda , que liberou o pedido.

A ação contou com doações feitas por restaurantes e pela própria comunidade. “Não tivemos o apoio de nenhum órgão do governo, nem patrocínios”, disse Weberth. Somente algumas luzes de Natal foram doadas pela Santa Cruz –engenharia. Após a conclusão da construção da árvore, a comunidade ficou satisfeita com o resultado e alguns manifestaram interesse em ajudar na próxima oportunidade.“É uma novidade para os moradores, além do que contribui para diminuir a poluição do meio ambiente” disse Joel Moraes, 50.

As sete mil garrafas serão coletadas pela empresa de reciclagem Jastel Reciclagem e Transporte LTDA. “Todos nos perguntam para onde serão levadas esse monte de garrafas, e é justamente nesse momento e percebemos a eficiência do nosso trabalho”, explica Weberth. São Luís conta com 16 empresas de reciclagem. “Nós procuramos algumas entidades, mas é complicado esperar que as pessoas entendam se não há políticas sócio-educativas para esclarecer situação”, desabafou Weberth.

“Quando as pessoas vêem essa quantidade de garrafas, enxergam melhor a dimensão do materiais poluentes jogados no meio ambiente” disse o presidente.

Além das garrafas pet organizadas em cabos de aço e cordas, a árvore é sustentada por um cano de aço de 11m. Algumas garrafas estavam customizadas. “Divulgamos o projeto em escolas, algumas crianças enviaram garrafas personalizadas para fazer parte da árvore”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário